17 setembro, 2012

Paraíso Tropical + Vinhos de Portugal: Uma combinação perfeita!


Estive no Paraíso Tropical para um jantar enogastronômico a convite da  Essência do Vinho , organização responsável pela divulgação dos vinhos portugueses, cujo diretor executivo Nuno Pires nos recebeu pessoalmente. A harmonização dos vinhos ficou por conta de Rui Falcão, competente sommelier português.

Agora vamos ao menu!

De entrada foi servida a Salada Duka (maturi, lâminas de coco verde, pedaços de coco de oulicuri, manga e biribiri)- Super refrescante e saborosa. Há quanto tempo não comia oulicuri!!


Salada Duka

E Casquinha de Aratu, acompanhada de farofa de manteiga - Essa  conquistou meu coração! Saborosa, temperada na medida e com essa farofa sequinha... Hummmm!


Casquinha de Aratu

Ambas as entradas foram harmonizadas com um vinho branco impecável (Douro Branco 2010).





Como pratos principais foram servidos três pratos:

Dandá de Camarão (camarão cozido, envolvido em creme de aipim e inhame, batido com temperos especiais) - Uma das melhores comidas que provei na vida!!!


Dandá de Camarão


Perfeição!

Moqueca de Peixe ao Paraíso (preparada com maturi, coco do ouliciri, lâmina de coco verde, biribiri, banana da terra, amora, pimenta de biquinho, folha e flor de vinagreira, temperos especiais aromáticos e azeite de oliva extra virgem) - Delicioso demais! 


Moqueca de Peixe ao Paraíso

Ambos harmonizados com Solar dos Lobos Alentejano Branco 2010.Esse vinho é perfeito para o nosso clima! Refrescante, inesquecível...

Sertanejo Tropical (carne do sol, carne e linguiça de fumeiro,andu e frutas grelhadas banhadas no caldo do cacau, mel, limão e ervas)- O sabor das frutas é inacreditavelmente incrível, o caju é de COMER REZANDO!!


Sertanejo Tropical
Apresentação e sabor impecáveis!

Harmonizado com o vinho tinto Quinta de Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2007.Esse vinho realmente me encantou!

De sobremesa Sorbet de coco com goiaba. Leve, refrescante, delicioso, doce na medida!
Acompanhado de vinho licoroso Dão Uva Baga - Inesquecível!


Sorbet de coco e goiaba

Não posso deixar de comentar sobre a simpatia do chef Beto Pimentel que tem um conhecimento riquíssimo sobre química dos alimentos (as nutri pira!) e trabalha duro na valorização da nossa riqueza gastronômica!

Foi uma grata surpresa conhecer a comida do Paraíso Tropical e o valor dos vinhos de Portugal! Fiquei sonhando em fazer uma viagem só para conhecer as vinícolas portuguesas...


Rui Falcão, chef Beto, Nuno Pires e eu.



Paraíso Tropical
End: Rua Edgard Loureiro, 98B - Cabula
Salvador - BA.
Tel: (71) 3384-7464

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, faz tempo que estou querendo conhecer! Imagine depois de uma resenha dessas! Próx. visita à SSA quem sabe... K-fé (do www.comidicas.com)

Cristiane Matos (Kyu) disse...

Já experimentei das delícias desse "Paraíso"! A mistura de sabores e texturas surpreende. E o mais legal é que a maioria dos ingredientes inusitados são cultivados lá mesmo, em um enorme pomar que adorava apreciar quando ainda morava ali pertinho. Ju, esse Dandá de Camarão me mata de desejo!! aff

Gustavo Romero disse...

Na minha modesta opinião, é o melhor restaurante da cidade!