25 fevereiro, 2013

Barcelona com crianças


Barcelona é um excelente roteiro de viagem com crianças, pois consegue mesclar atividade cultural com atividades lúdicas de forma harmoniosa.
A cidade é cheia de cores, de praças, de fontes, de guloseimas... As distâncias não são grandes e andar não fica tão complicado. Além disso, o taxi não é caro.
Quando viajo com as crianças, procuro deixar claro que provar a culinária local faz parte da imersão cultural. Preparamos a viagem com antecedência e pesquisamos sobre o lugar. Eles estavam muito animados com a possibilidade de falar espanhol, de conhecer as obras de Miró, mas não se lembraram muito da comida... Meu pequeno estranhou um pouco o tempero e a consistência, já que ele prefere comidas mais secas. O maior provou e aprovou tudo!
A cidade é cheia de confeitarias com vitrines tentadoras. Aconselho que separe uma tarde para lanchar num lugar desses. Uma boa idéia é visitar o Museu do Chocolate e depois passear pelo Carrer de La Princesa para visitar as confeitarias.
Confeitaria La Colmena
Delícias!!!

O zoo é um passeio imperdível! Amplo, bem arborizado e com uma boa estrutura para crianças. Há um restaurante maior, próximo aos pôneis, onde se pode almoçar a preços bacanas. Ou diversas lanchonetes espalhadas onde se pode lanchar (cachorro quente, sorvetes, sucos...). Sempre com mesinhas e sombreiros em locais estratégicos para continuar vendo os animais. Ainda existem carrocinhas vendendo baldes de pipoca e de algodão doce (€3,00). Em todos os lugares há comidas para bebês à venda (papinhas de verduras e frutas para diversas idades). Não deixe de ver o show de golfinhos que é emocionante!

Balde de algodão doce


O L'Aqurium Barcelona também é um lugar fascinante (veja site aqui), principalmente a parte dos túneis de acrílico, onde ficamos cercados por tubarões e arraias. Os meninos adoraram conhecer diversas espécies de peixes e se encantaram com um aquário só com os peixinhos do filme Nemo. Na saída do aquário, junto a uma área enorme de recreação infantil, está o restaurante. Eles servem refeições (paellas, saladas e tira gostos), além de sanduíches e sorvetes a preços justos.



As pessoas em Barcelona tem o hábito de levar sua comida e essa pode ser uma boa opção para se alimentar com os pequenos. Levamos a nossa toalha de pic-nic daqui, feita carinhosamente pela bisavó dos meninos e desfrutamos bastante dos gramados. Compramos baguete e fizemos bocadillos de jamon com queijo; enchemos a mochila de cookies, suquinhos e madalenas (pequenos bolinhos que Rafa consumiu em excesso). Funcionava como hora do lanche, mas também como uma pausa para eles descansarem, sobretudos em locais mais afastados como o Parc Guell e Montjuic (não deixe de ver o show das fontes luminosas!!). Uma super dica de local para pic-nic é o Parque de La Ciutadella, um lugar muuuito bonito e especial!
Pic nic em Montjuic

Pic nic no Parc de la Ciutadella


Passamos um dia em PortAventura, o parque da Warner (site aqui). Antes de irmos, diversas pessoas nos alertaram sobre os altos preços das refeições, mas não achamos nada impagável não, embora seja realmente mais caro do que na cidade. Muitos quiosques vendem água, sorvetes, batatas, pipocas e granizados (raspadinha), geralmente em embalagens enfeitadas com o pica pau. Gab e Rafa amaram esse parque!




Para quem quiser comer fast food, em Barcelona encontramos McDonald1s, KFC, Burguer King e Pans & Company (minha preferida). Os meus infantis custam de €3,60 a 4,00, mas diferente daqui do Brasil, este valor já inclui sobremesa.

Lanche do Pans & Company

Sorvete no KFC

Em todos os restaurantes que comemos havia a opção de menu infantil, mas preferíamos pedir um prato de adulto para os dois. Rafa preferiu as massas (como a massa com frutos do mar do El Chipirón que ele comeu dois pratos) e Gab adorou as paellas. Ambos se acabaram nos calamares! À noite pizza também foi uma opção, provamos uma com queijo de cabra que foi de COMER REZANDO!
O hotel próximo a vários mercadinhos e com uma cozinha facilitou bastante a nossa vida, porque enchemos a geladeira do hotel com iogurtes, frutas, sucos e bolinhos. Os alimentos industrializados não são tão doces como por aqui e o mercado está recheado de comidinhas para crianças com restrições alimentares (à base de soja, sem glúten, sem lactose...). No setor de potinhos há diversas marcas desses alimentos e também diversas opções de sabores e texturas.
Estante cheia de papinhas
Papinhas salgadas
Mamadeira pronta e sem gluten


Por tudo isso, considero muito tranqüilo viajar com as crianças. E muito divertido também!
E não deixem de conferir outras dicas sobre a cidade na nossa tag  Barcelona.



Mais dicas de Barcelona aqui e aqui.

Um comentário:

Dalila Pinheiro disse...

Hummm que delícia de viagem!
Parabéns!
Continuou recomendando o seu blog lá no meu cantinho
http://segredosdocorao.blogspot.com.br/
bjs