14 março, 2013

ENTREVISTA: Leonardo Roncon

A partir de hoje teremos uma nova tag aqui no blog: Entrevistas!!
Nas minhas andanças (e comilanças) por aí, tenho encontrado tanta gente bacana e acabo postando somente sobre as comidas... Foi por isso que tive a ideia de apresentar essas pessoas a vocês , de forma que dividam comigo o encantamento de conhecer gente que, assim como eu, ama esse universo da comida!
Então vamos lá, o primeiro a ser apresentado é o chef Leonardo Roncon, uma pessoa super simpática, sem perder o sarcasmo e o charme rock'n roll, além de muito competente. 
Vamos em frente!

Nome: Leonardo Roncon
Idade: 31 anos
Local e cargo de trabalho: All Saints Restaurantes - Chef Executivo

Porque escolheu a profissão: 
A gastronomia está na minha vida desde cedo, minha mão era boleira (Cake designer), sempre foi uma excelente cozinheira. Me lembro de acordar no domingo e a casa ter aquele cheiro de vinho cozido, e a mesa de mármore toda coberta de farinha, com um fetuccine e/ou gnoche... Minha mãe sempre foi a minha grande inspiração. Lembro também de fazer cursos com ela, bem jovem 11, 12 anos, de desossar frango, pão de mel, coisas do tipo...Amo muito a minha profissão, sou um verdadeiro masoquista.

Gastronomia - sonho x realidade: 
As pessoas tem uma visão da minha profissão que não existe. A realidade é dura, essa visão do lindo e do maravilhoso, para nós cozinheiros vira piada dentro das cozinhas. As pessoas chegam com o tal do "sonho" de ser um Chef ou de ser um dono de restaurante e acham que só com esse sonho vão conseguir tudo. Não é bem assim. As faculdades, os programas de tv, as revistas apresentam o sonho e nós, profissionais, a realidade. Só que os novos profissionais não estão prontos para a realidade, estão pronto só para o sonho. Esse tipo de futuro profissional não funciona dentro de uma cozinha. As pessoas precisam aprender sobre a profissão, tirar um pouco do regionalismo da cabeça e pesquisar sobre outras culturas gastronômicas.

Comente algo sobre os rumos da gastronomia na atualidade: 
A gastronomia sempre vai ser a mesma. Eu não acredito muito em novas tendências e sim na força do meu cliente. Ninguém entra em um restaurante e pede alho negro ou esferificação ou pergunta se você cozinha no Sous vide ou Cook chill, são tendencias que entram na vida do profissional e não na do cliente. A maioria dessas novas invenções serve mais para a nossa própria competição do que para nosso objetivo, que é a venda. As vezes fazer uma nova tendencia é muito mais fácil e seguro.

E então, gostaram do Leo? Só lembrando que tem post sobre o local de trabalho do Leo (All Saints) aqui
Até a próxima!



Um comentário:

Blog daLullu disse...

Adorei a iniciativa e estou amando a evolução do Blog Comer Rezando!!! Parabéns Jú!!! Você sabe que sou sua fã!!!! Sucesso hoje e sempre!!!!!!