09 abril, 2014

Mesa ao Vivo Bahia - Prazeres da Mesa em Salvador


O Mesa ao Vivo é o grande reality show da gastronomia brasileira promovido pela revista Prazeres da Mesa e já tinha passado da hora da Bahia receber esse evento... Foi com muita alegria que recebi o convite para compor a redação da prazeres na Bahia e aceitei prontamente - Como não?!


O evento aconteceu nos dias 31/03, 01 e 02/04 no SENAC Casa do Comércio com o tema "Do Coco ao Dendê: Traços de nossas origens".
Foram três dias intensos de discussões sobre a valorização da nossa gastronomia, uso dos ingredientes locais, inovações tecnológicas e, claro muita comida boa.
Eu fugi um pouco das palestras maiores e me dediquei às cozinhas, onde estavam os chefes locais preparando comida de primeira.
Destaque para o chef Caco Marinho (DOC e Caballito) com seu "Carré de paca defumado, banana da terra pincelada com mel de uruçú e manteiga de coentro da Índia", meu prato preferido de todos os dias!


O Chef Leonardo Roncon (All Saints) preparou "Confit de pato em crosta de coco e amendoim, molho de cajá, mandioquinha recheada com feijão verde e purê de ervilha" que também estava de COMER REZANDO!



No quesito sobremesa ninguém ganha do "Naked cake de tapioca com quindim e cocada de forno" na aula das chefs Lisiane Arouca e Flávia Baquerizo, do Quatro Chefs Confeitaria que eu já falei aqui. Vou postar a receita em breve, aguardem...


Na cozinha central, onde aconteciam as aulas "mão na massa" acompanhei a maravilhosa aula dos chefs Junior Lisboa (SENAC Maranhão) e Flávia Reis (SENAC Bahia) que apresentaram o "Filé de pescada a moda Marabá ao molho de bacuri, polenta nordestina recheada com vinagreira e pérolas de sagu". 
O bacuri é uma fruta típica maranhense e a vinagreira é a folha da planta do hibiscus.
O resultado foi um prato muito saboroso!


Não posso deixar de citar o chef Gerson Alves (Na Casa do Chef) que trouxe a comida do subúrbio para o mesa ao vivo com o "Peguari ao molho de coco, com arroz do recôncavo e trouxinhas de legumes". O peguari é um molusco de textura crocante qe adorei conhecer -  Muito bom!



Nos fins de tarde o "Melhor da Cidade" trazia uma amostra de alguns dos melhores endereços de Salvador, onde os restaurantes expunham um pouco da sua gastronomia.
Menção honrosa para o All Saints que trouxe seu "brie empanado com couli de morango", além do "pastel de pato".


Para o Atelier by Leot Ramos que apresentou os melhores finger foods da cidade.

Foto: Felipe Almeida (Santa Comida)

O "Crab Cake" do Al Mare que eu amo de paixão!


Salada de cevadinha com tomate e queijo de cabra do Lafayete.


E os doces imperdíveis do Quatro Chefs.


Faltaram as fotos dos maravilhosos quiches do Maria Margarida da chef Andrea Torres que eram umas maravilhas! E do "Camarão a parmegiana"da Cantina du Vini que também estava ótimo!

Foram dias inesquecíveis para a gastronomia da Bahia e um prazer estar no meio de tanta gente talentosa pensando nesses sabores juntos!

Chef Andrea Torres (Maria Margarida), eu e Felipe Almeida (Santa Comida)

Chef Leo Roncon e euzinha
Com o chef Guga Rocha (Homens Gourmet - Fox Life)
Déa Torres, Flavia Baquerizo, Luan Moura, Lisiane Arouca, Fabrício Lemos, Leo Roncon, Gabriel Lobo e Dudu Prado.

A organização do evento está de parabéns. Foi mesmo um sucesso!

Nenhum comentário: