09 julho, 2014

I Feira de Gastronomia do Vale do São Francisco


Peixes de água doce, caprinos, café, vinhos. Estes são apenas alguns dos ingredientes que irão compor a diversidade de sabores da I Feira de Gastronomia do Vale do São Francisco, que acontece de 17 a 20 de julho, na cidade de Juazeiro, localizada a cerca de 500 quilômetros de Salvador.

Realizado pela ACIAJ (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro), o evento se propõe a levantar a bandeira da gastronomia para promover os produtos da economia regional, estimular parcerias comerciais, colaborar para a capacitação da mão-de-obra local e contribuir para o fortalecimento do turismo na região.

“Vamos trabalhar na perspectiva de podermos oferecer qualidade e inovação, de mostrarmos as particularidades da nossa gastronomia no sentido de despertar a curiosidade e o interesse dos chefs de cozinha da região e principalmente de outros Estados”, afirma Naiara Bomfim, que assina a coordenação geral da feira.




GASTRONOMIA NA PRÁTICA – Apreciadores da boa mesa, pequenos produtores rurais, vinícolas, chefs de cozinha e a comunidade local terão oportunidade de trocar experiências ao longo de uma programação intensa, que inclui a realização de oficinas, workshops, palestras e aulas-show.

As aulas práticas contemplam diversos temas do universo gastronômico, como preparação de drinques e coquetéis, massa italianas, pratos à base de ovinos e caprinos, petiscos de bar, frutos do mar, lanches comerciais, doces e compotas. Também serão abordados temas como enogastronomia, etiqueta à mesa e a importância da higiene no preparo dos alimentos.

Parte das atividades será realizada em parceria com o Senac, que terá uma carreta instalada na Praça da Misericórdia, com acesso gratuito. Para as demais atividades será cobrada a taxa de R$ 40. A feira também conta com parceria do Sebrae, Abrasel, Prefeitura de Juazeiro e Governo do Estado da Bahia.



A curadoria gastronômica fica por conta da chef Rosa Gonçalves. “Vamos destacar os ingredientes da região, como cari, cordeiro, pimenta-de-cheiro, caju, manga, uva, mel, arroz vermelho e feijão verde, com os quais iremos criar pratos inéditos. Um dos pratos, à base de peixes do São Francisco, é uma homenagem ao poeta juazeirense Luiz Galvão, criador dos Novos Baianos e autor de sucessos como Preta Pretinha”, adianta Rosa.

Ela viaja acompanhada de um time de peso. Os chefs baianos Caco Marinho, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Clodomiro Tavares e Maria Darckneider já confirmaram presença no evento. O goiano Gilmar Borges, do restaurante Chapéu de Palha, localizado na cidade de Pirinópolis, completa o time de chefs visitantes.

MAIS DE 100 ESTANDES – Entre uma aula e outra, o público também poderá conhecer produtos e serviços do mercado gastronômico regional em mais de 100 ambientes, entre estantes, lojas e bancas da agricultura familiar. Entre os expositores, já confirmaram presença marcas de peso como Tramontina, Porcelana Schmidt, Miolo, Rio Sol, Casa Valduga, Grand Valle, Terra Sol e Hervaroma.

Cozinha-show, lounges e estações de alimentação completam a estrutura da I Feira de Gastronomia do Vale do São Francisco, que terá como endereço o espaço de eventos Armazém Caffé.


SERVIÇO:

O que: I Feira de Gastronomia do Vale do São Francisco
Quando: de 17 a 20 de julho
Onde: Armazém Caffé (Rua da Estação, 1020, Piranga - Juazeiro/BA)
Como chegar: Trecho Salvador-Petrolina por via área, seguido de trecho Petrolina-Juazeiro por via terrestre.



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

www.gastronomiadovale.com
(74) 3612-8718 / E-mail: contato@gastronomiadovale.com


CONTATOS PARA ENTREVISTAS:

ACIAJ (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro) – (74) 3612-8718
Naiara Bomfim (Coordenação Geral) – (74) 8808-2969 / (74) 9197-1311 / (74) 9198-4040
Sandra Hipólito (Coordenação de Cursos) – (74) 8837-0795

Rosa Gonçalves (Consultoria gastronômica) – (71) 9152-8021 / (71) 9999-1231

O texto desse post é de autoria de Daniela Castro

ASSESSORIA DE IMPRENSA EM SALVADOR
Daniela Castro – DRT/BA 2034

Nenhum comentário: