15 outubro, 2015

Cachaça Authoral


Foram necessários mais de 20 anos de vivência entre mesas, cozinhas de restaurantes e salas de aulas para que o advogado e empresário Eduardo Moreth chegasse ao conceito e forma de preparo da Authoral, a primeira cachaça premium do país a usar o conceito de home distilling. Elaborada na capital da República, a safra 2013 da bebida foi lançada em 8 outubro no mercado nacional, com uma apresentação no restaurante Gero, em Brasília.
Antes mesmo de ser lançado, o produto foi avaliado com nota máxima pelo laboratório do Doutorado em cachaça da Uiniversidade de São Paulo e ficou em primeiro lugar em um concurso de blends do Instituto Cana Brasil!
Do início ao fim, a elaboração das 5 mil garrafas da Authoral é realizada de forma artesanal. Começa com a escolha da cana, cuja variedade combina perfeitamente com o clima e a altitude de Brasília, passa pelo plantio manual em mudas, para evitar a emissão de carbono na atmosfera. E cada haste é retirada da terra, individualmente, somente quando o nível de açúcar se encontra no ponto ideal para a fermentação.
Depois de lavadas uma a uma e cortadas as partes que produzem o álcool ruím responsável pela ressaca as plantas são prensadas uma única vez à frio, assim como as azeitonas que dão vida aos melhores azeites do mundo. Após a filtragem cuidadosa, o mosto recebe um blend de leveduras selvagens e selecionadas, que por suas especificidades reduzem a quantidade final do destilado, mas entregam características diferenciadas de aroma e sabor ao produto.  

A produção cuidadosa, com corte criterioso das frações de cabeça, coração e cauda enriquecem as características sensoriais da bebida.
O envelhecimento é outra etapa crucial para agregar valor ao processo. Cada parte do produto é envelhecida em um tipo de madeira distinto: barris novos de carvalho francês e americano, de  bálsamo e cerejeira, que acrescentam ainda mais complexidade à bebida.
Todo esse processo merecia uma embalagem à altura, sendo assim complementam o produto garrafas importadas da frança, que receberam um rótulo ilustrado com uma rosa dos ventos, e rolhas colocadas manualmente.
 A bebida está sendo comercializada pela internet, por meio do site endereço www.authoralcachaca.com.br.

Nenhum comentário: