28 novembro, 2016

Restaurante Origem - Salvador - Bahia

Foto: Divulgação

Quando pensamos em culinária baiana é comum vir à mente a gastronomia de Salvador e do Recôncavo com suas moquecas, acarajés e cocadas. Mas a Bahia é bem maior que isso.

Único estado brasileiro que abriga cinco biomas diferentes, a Bahia viaja da caatinga à mata atlântica, passando pelo cerrado, restinga e zona costeira. Isso tudo já resultaria numa complexidade de ingredientes e sabores, mas devemos citar ainda as influências da gastronomia africana, indígena e portuguesa.

Foi pesquisando sobre tudo isso que o chef Fabrício Lemos decidiu se dedicar à Origem dos seus insumos, valorizar os produtos locais e promovê-los à alta gastronomia.

Com uma formação técnica sólida na Le Cordon Bleu, ao chef faltava maturidade e experiência na administração do restaurante. Foram anos de pesquisa e empenho até que sua paixão pela gastronomia encontrou o amor da chef Lisiane Arouca. Era a doçura necessária para coroar o projeto.

Assim nasceu o Restaurante Origem. Com a crença de que o chef precisa estar na cozinha, provando cada prato, acompanhando a execução e comprando os ingredientes mais frescos da semana. “Não existe cozinha sem botar a mão e provar mesmo”, ressalta Fabrício.

Estive na casa na sua inauguração e agora pude voltar após 04 meses da abertura, quando a proposta do menu degustação se solidificou. O público baiano passeia por cada etapa se surpreendendo com o resultado da combinação de ingredientes que passavam despercebidos até então.

O couvert já apresenta requeijão do sertão, queijo de cabra, manteiga de goiaba e pães frescos.

Foto: Divulgação


O menu, diferente a cada dia, contempla pescados e mariscos da Baía de Todos os Santos, carne de bode do Sertão, cupim, siri bóia, feijão de corda, farinha de tapioca, maturi e licuri. Todos os alimentos que encontraram nas feiras populares em todos os anos de pesquisa.





Para a sobremesa, Lisiane passeia por suas memórias afetivas e serve ambrosia, banana real, bolo de aipim e tudo o que parece ter saído de um livro de receitas da vovó. Sem contar nas delicinhas que acompanham o café também especial da casa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fabrício deleita-se com o prazer dos seus comensais e se orgulha de representar a gastronomia baiana como um todo, mas ainda enfrenta o desafio de um formato totalmente novo para o público baiano, não familiarizado com a alta gastronomia. Quando ele próprio me pediu opinião eu não tive dúvida em responder que um só prato não traduz o seu talento e que, além de cozinhar, Fabrício tem a tarefa de educar o paladar da cidade.

Para quem mora em Salvador ou está de passagem, é a oportunidade de provar comida nível Michelin - Imperdível!
Minha dica: Faça reserva, impossível conseguir lugar sem uma.

Restaurante Origem
Endereço: Alameda das Algarobas, 74 - Caminho das Árvores.
Salvador - Bahia
Telefone: (71) 9 9202-4587
Menu degustação: RS150,00

Nenhum comentário: