09 março, 2017

Quando é hora de emagrecer?


Então vamos falar de peso, de padrão estético, de saúde (física e mental) e, antes de tudo, de amor. De amor próprio.
Em primeiro lugar eu quero te contar um segredo: você pode ter o peso que quiser.
A partir disso vamos falar de saúde, uma vez que o sobrepeso e a obesidade estão associados à ocorrência de várias doenças, como diabetes e doenças cardiovasculares. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é que seu IMC esteja entre 18,5 e 24,5 kg/m2. O IMC é o índice de massa corpórea, não é somente o peso, mas o seu peso distribuído pela sua superfície corporal.
Nesse intervalo vamos de um corpo magro a um corpo mais curvilíneo - Tem para todos os gostos.
Entretanto, apesar de estar com o peso "adequado" sua saúde também precisa estar em dia. Para isso é sempre bom fazer aquele checkup anual e dar uma conferida nas taxas de glicemia, colesterol...
Dito isso - porque como profissional de saúde não posso deixar de abordar essas questões - vamos falar de desejo. Não de ser desejável! Mas o que você deseja para VOCÊ.
Qual corpo quer ter? Qual carreira quer ter? Qual estilo de vida quer ter? Que peso quer ter?
Você tem o direito de escolher e não permita que nada ou ninguém interfira nesse processo. Busque ajuda profissional, se precisar. Faça terapia, faça um coaching, invista no seu auto-conhecimento. Quem não sabe o que procura não sabe como encontrar.
Como já tinha relatado nas redes sociais, minha saúde não estava em dia. Por isso vi que era hora de tomar algumas providências.
Antes de iniciar o processo eu quis registrar esse "antes" de forma muito digna, como fotos produzidas para me valorizar também nessa etapa - Porque todo mundo merece ser valorizado seja qual for o seu corpo!
Quando recebi as fotos, apesar de me achar linda nelas, não me reconheci em alguns excessos... Eu nunca fui magérrima e nunca voltei a ter o peso antes de engravidar. Mas vi que aquela mulher não tinha a aparência física que eu gostaria.
Às vezes é doído admitir isso, mas era verdade. A minha verdade.
Nesse texto não falarei de dieta, apenas de reflexão. Para que hoje você tenha a coragem de sondar sobre o seu desejo sobre si mesma.
Vá em frente!

Nenhum comentário: