• Max Cajé

Inspirado na cozinha mediterrânea, Almería traz frescor à gastronomia de Brasília


Por algum motivo, nos últimos anos o brasiliense tem comprado a ideia de que para ser alta gastronomia ou mais intimista, a casa precisa passar pelo menos um pouco pelo estilo italiano de ser. Basta um rápido levantamento para notarmos que a lista dos últimos restaurantes com o selo A abertos de 2019 para cá é dominada por cozinhas da Itália. Nada contra, inclusive amo, mas essa homogeneização tem me incomodado.


Para minha sorte e da cidade como um todo porém, são iniciativas como a dos sócios Guto Jabour, Thiago Lyra e Bianca Gregório que provam que esse conceito está longe de ser verídico.


Dando nova vida ao belíssimo jardim do Clube de Golfe, o trio acaba de inaugurar o Almería, que como o nome sugere, traz referências de cidades de diferentes países banhados pelo mar mediterrâneo.


Quem comanda as panelas é a chef Luiza Jabour, já conhecida pelas receitas da confeitaria Sweet Cake, que agora mostra um outro lado do seu talento tanto na execução quanto na criação de um cardápio que chega como um respiro para quem busca casas de alto padrão na Capital Federal.

Claro, a Itália também aparece aqui, mas o destaque fica para o conjunto de receitas inspiradas em Espanha, França, Grécia e Líbano. Um bom exemplo já para começar é o Gyro Grego (quatro unidades de pão pita, cordeiro desfiado, molho tzatiziki, crispy de alho-poro). Imperdível! A Croqueta de Pescada com gaspacho Almería também aparece como pedido obrigatório para quem quer iniciar bem a experiência.

Já nos principais, o Fideuá de Camarões (Camarões grelhados, emulsão picante) rouba totalmente a cena e pede um bom vinho para acompanhar. Ainda do mar, o Polvo a Provençal (Batatas rústicas, homus, farofa de avelã e aioli picante) promete agradar os fãs de um molusco bem feito — aqui vale outro adendo sobre o prazer de ver o número de casas apostando e acertando nos preparos com polvo já para os amantes de carne, a sugestão é o Pernil de Cordeiro (Cuscuz Marroquino, Coalhada seca, Gastrique, azeite de hortelã).

Nas sobremesas, não deixe de provar o Último Suspiro (Pavlova, Creme Patissière Tonka, Chantilly, Coulis de framboesa, morangos frescos) e o Pudim de Pistacchio (Pistache, chantilly de laranja, tuile), sendo este último o meu favorito do menu.



A carta de drinques possui opções clássicas e autorais assinadas pelo mixologista Elvis Almeida. Entre as criações exclusivas, destacam-se o Pink Almería (Gin, ramazzoti e pink lemonade); Provence (vodka, Chambord, limão e clara pasteurizada); Pompeia (vodka, amora, framboesa, simple syrup e ginger beer); GT Almería (gin, grappefruit, noz moscada, água tônica).

Almería

Clube de Golfe – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 02

Terça-feira a quinta-feira, das 12h às 16h. Das 18h às 23h

Sexta-feira e sábado, das 12h às 23h

Domingo, das 12h às 17h

Reservas: (61) 99337-8338

@almeriaresto

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2023 by The Food Feed. Proudly created with Wix.com

logo-comer-rezando-2.png